Correndo contra o tempo para bater metas e cumprir tarefas do dia a dia, ligamos o piloto automático e trabalhamos sem fazer uma auto avaliação, checar nosso desempenho e pensar sobre o que queremos do futuro. Por isso, é comum que pensemos sobre o assunto apenas depois de um baque, como a demissão. O ideal […]

Deborah Lima Coach

Correndo contra o tempo para bater metas e cumprir tarefas do dia a dia, ligamos o piloto automático e trabalhamos sem fazer uma auto avaliação, checar nosso desempenho e pensar sobre o que queremos do futuro. Por isso, é comum que pensemos sobre o assunto apenas depois de um baque, como a demissão.
O ideal é pensar sobre o assunto com frequência para não ser surpreendido nem perder oportunidades.
É justamente para isso que serve a proposta de check-up de carreira. Esta ideia tem influenciado profissionais a pensarem mais sobre o assunto e reverem de fato como estão seus currículos profissionais e suas competências, seja para se manter no emprego, receber uma promoção, ou mesmo para se recolocar no mercado.
A ideia é que o profissional examine seu desempenho e, uma vez detectados os problemas, crie um plano de ação para corrigi-los, aprimorando o que for necessário. Como resultado, ele reduz as chances de desligamento e aumenta a própria empregabilidade.

Faça você mesmo

Contar com o auxílio de uma consultoria especializada, um coach de carreira, ajuda, mas é possível fazer esta reflexão você mesmo. Importante mesmo é estar preparado para olhar de frente para os próprios fantasmas e desarmado para encarar um diagnóstico ruim. É preciso se livrar da “Síndrome de Gabriela”, não cair na cilada de que nasceu assim, cresceu assim e será sempre assim.
Para que a revisão de carreira der certo, é importante se desapegar do passado.
Check-up passo a passo: As questões abaixo se respondidas com sinceridade, vão ajudar você a pensar nos seus objetivos de longo prazo, e criar um plano de ação para sua carreira.

Etapa 1 – Interesses e objetivos

a) Se eu tivesse oportunidade, trocaria de profissão ou ocupação?
b) O que eu gostaria de fazer?
c) Qual é o meu sonho profissional? O que falta para chegar lá?

Etapa 2 – Performance Profissional

a) Em que sou realmente bom ?
b) Posso desempenhar outras funções?
c) Quais foram minhas contribuições significativas?

Etapa 3 – Vida Financeira

a) Tenho reserva financeira?
b) Se perder o emprego, quantos meses eu conseguiria viver com as minhas economias?
c) Há renda extra? Qual valor dela?

Etapa 4 – Networking

a) Minha rede de contatos é ampla?
b) De que maneira cultivo relacionamentos?
c) Registro e organizo meus contatos e encontros?

Com este planejamento em mãos, estude o segmento que mais atrai seu interesse. O que os melhores profissionais da área possuem? Quais são as competências mais importantes? O que é preciso fazer para trabalhar suas limitações?
É necessário registrar os pontos mais relevantes da revisão. Na cabeça, as ideias se perdem. No papel, é possível consultar metas e promover ajustes quando necessário.
Ao formalizar quais passos devem ser dados para conquistar aquilo que se deseja, o profissional consegue perceber no que exatamente precisa investir – como um curso específico ou uma mudança de cidade.
Matéria extraída pela VOCÊ SA – Setembro /2016

Grande Abraço e até logo